246 Fatos e Relatos
-
A angústia de um crente
Após as catástrofes terríveis que sofrera, e uma semana de silêncio em grande dor na companhia de seus três amigos silenciosos, Jó expressou em palavras os pensamentos que o estavam oprimindo, sob a crítica e olhos acusadores dos seus amigos.
-
Abrindo nosso tesouro
Vamos abrir o nosso tesouro conscientes do imenso valor que tem, e permitir que a sua mensagem nos encaminhe pelas veredas divinas.
-
A busca de evidência
Por causa do ensino generalizado das teorias da evolução a partir do curso primário, e da sua aceitação quase que generalizada no meio científico, torna-se cada vez mais difícil conseguir a aceitação das doutrinas do Evangelho num mundo materialista, humanista e ateu.
-
A denominação de "irmãos"
A denominação "Os Irmãos", como aplicada às congregações de crentes que procuram ser guiadas apenas pelos princípios das Escrituras em seus encontros, é uma designação absolutamente incorreta.
-
A disciplina na aprendizagem do crente
-
A dispensação dos tempos
-
Adoração ao Filho
-
A estabilidade num mundo instável
-
Afinal, quem foi Darwin?
Depois de escrever o seu livro “Sobre a Origem das Espécies”, em que divulgou a idéia que a vida pode ser explicada através de processos “naturais”, sem um Deus criador, anos mais tarde Darwin publicou outro denominado “A Descendência do Homem” no qual ele aplicou suas ideias evolucionistas na orige
-
A firmeza de Jó
Jó foi talvez o homem que sofreu a maior variedade de catástrofes em um único dia do que qualquer outra pessoa que já viveu (Jó capítulo 1). O Senhor declarou que Jó não havia dado qualquer motivo para isso, ou seja, nem Jó nem seus filhos haviam feito algo que merecesse tal punição. Temos aí a conf
-
Aguardando a primeira ressurreição
A morte física é a separação entre o corpo e o espírito que acontece para todos. O corpo, feito do pó da terra, volta para ela, mas o espírito volta a Deus e é eterno, como Ele próprio. Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eter
-
A heresia da “substituição”
-
A Igreja de Deus e sua liderança
-
A Igreja de Deus e sua liderança (2)
-
A Igreja no céu (1)
-
A Igreja no céu (2)
-
A imposição de mãos e suas consequências
Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.
-
A Incredulidade e a Rejeição
Tendo enviado Seus apóstolos para anunciar as boas novas do Reino aos judeus, João Batista mandou alguns dos seus discípulos para perguntarem ao Senhor se Ele era de fato Aquele que havia de vir (o Messias), ou se esperavam outro.
-
A Inerrância da Bíblia
O fato da inerrância da Bíblia tem sido posto em dúvida, não só por descrentes, levados pela sua ignorância e falta de fé no Evangelho, mas também por gente que se diz cristã, no entanto não leva a sério a afirmativa que toda a Bíblia é a palavra infalível de Deus e assim deve ser aceita sem questio
-
A justiça de Deus
-
Alguns aspectos da reprodução humana
A reprodução natural humana é suficiente para a geração de novos indivíduos iguais aos seus progenitores: não requer a interveniência de Deus.
-
A liderança da igreja e o clericalismo
-
A Luz e os testemunhos
-
Amor e comunhão
O amor e a comunhão deveriam ser as características principais das reuniões da igreja, prevalecendo sempre sobre algumas formas de legalismo que são nelas introduzidas e ali permanecem como se fossem mandamentos divinos. Sem dúvida a reunião que se faz mais restrita por causa dessa interferência é a
-
Amor entre igrejas
O amor divino gerado em nós resulta do amor que temos por Cristo: “Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros” (João 15:17). Como todo o dom espiritual, precisa ser praticado, e temos várias exortações para fazê-lo.
-
Amor e ódio
Todos os crentes devem amar uns aos outros como Jesus Cristo os amou. O mundo odeia a Cristo, e quando alguém O odeia, odeia também a Deus, o Pai.
-
Ana, a profetisa
-
Ananias de Damasco
Ananias não duvidou mas fez exatamente o que o Senhor mandou. Estava disposto a ir quando e aonde o Senhor instruísse, e a confiar na fidelidade do Senhor quanto ao resultado.
-
Antioquia
-
A origem da moral
Fora da criação bíblica, a moral não tem qualquer justificativa.
-
A Palavra de Deus
-
A parábola do mordomo sagaz
-
A persistência voluntária no pecado
-
A primeira carta de Paulo a Timóteo (1)
-
A primeira carta de Paulo a Timóteo (2)
-
A primeira carta de Paulo a Timóteo (3)
-
A primeira carta de Paulo a Timóteo (4)
-
A primeira carta de Paulo a Timóteo (5)
-
A Primeira Carta de Paulo a Timóteo (6)
-
A profecia e os profetas de Deus
A profecia de Deus está completa. Qualquer outra que aparecer não provém de Deus, mas é falsa e mentirosa
-
Aquecimento global
As catástrofes afetando a Terra irão aumentar nos dias finais desta era. O Senhor Jesus disse a respeito dos tempos anteriores à Sua Segunda Vinda: “E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.”Somente o retorno do S
-
A rebelião de Corá
Os líderes da igreja aprovados por Deus serão reconhecidos pela sua maturidade espiritual, sua sabedoria no ensino e no pastoreio, e na sua dedicação ao trabalho.
-
Armagedom
-
As Boas-Novas
Embora a oposição física ao Evangelho tenha quase terminado no ocidente, surgiram seitas cheias de heresias enganando a muitos e confundindo os incrédulos.
-
As cartas de Paulo a Timóteo
-
As cinco advertências em Hebreus
-
As dispensações dos tempos
-
A segunda carta de Paulo a Timóteo (1)
-
A segunda carta de Paulo a Timóteo (2)
-
A segunda carta de Paulo a Timóteo (3)
-
A segunda carta de Paulo a Timóteo (4)
-
A segunda carta de Paulo a Timóteo (5)
-
As igrejas independentes
A partir da formação das igrejas constituídas na época apostólica, todas inegavelmente independentes entre si conforme comprovamos através de todo o texto das epístolas do Novo Testamento e os capítulos 2 e 3 do Apocalipse, houve polarização das igrejas em torno das mais influentes. Como vieram a se
-
A simonia
A comercialização de coisas espirituais, ou temporais ligadas às espirituais.O poder do Espírito Santo nunca esteve à venda. Tampouco outras bênçãos de Deus, como a prosperidade material nesta vida, podem ser compradas.
-
As obrigações espirituais do crente
-
As parábolas do grão de mostarda e do fermento
-
Aspectos do caráter do cidadão do reino
-
Aspectos do comportamento do cidadão do reino
-
As primícias
As primícias na lei de Moisés e o seu significado para os cristãos.
-
As profecias na atualidade
A profecia bíblica é a revelação de Deus à humanidade, através de seus profetas escolhidos, de acontecimentos futuros descritos com exatidão, centenas ou milhares de anos pela frente. Ela abrange todos os tempos, inclusive os nossos, desde logo depois de anunciada até o futuro remoto quando haverá a
-
As profecias sobre os países árabes
O que as Escrituras nos dizem sobre o futuro dos países árabes
-
As promessas de Deus aos obreiros
Um dia os obreiros haverão de prestar contas ao Senhor Jesus pela maneira em que executaram as tarefas confiadas à sua responsabilidade. Então serão honrados com a aprovação do Senhor, e recompensados com a sua nomeação para algo mais importante.
-
As provações do Inimigo
o SENHOR é soberano sobre nossas vidas, e a influência de Satanás está sob o Seu controle. Na realidade, o mal que Satanás é autorizado a nos causar é parte do propósito que Deus tem de preparar para Si um povo que veio a temer, amar e louvar a Ele mediante experiência própria.
-
As supostas contradições da Bíblia
O inimigo das nossas almas usou no passado, e continua usando, todos os meios de que dispõe para neutralizar a nossa arma principal, a espada do Espírito que é a Palavra de Deus.
-
As supostas contradições da Bíblia (2)
A Bíblia foi inspirada, palavra por palavra, por Deus (2 Timóteo 3:16), portanto ela é a absoluta verdade e não contém erros de qualquer espécie.
-
As três mesas
Os privilégios conferidos divinamente a Israel e à igreja de Cristo, e o suprimento dos demônios.
-
A superioridade do novo testamento sobre o antigo
-
Até breve, Grace Jones
Memorial feito a Grace Minnie Jones (1937-2011)
-
A terceira morada de Satanás
-
Babel
-
Balaão e Baal-Peor
Como acontecia com Israel antigamente, a igreja não pode ser molestada por agentes externos pois é protegida pelas mãos de Deus, mesmo quando perseguida e martirizada, mas pode ser subvertida pelo casamento com o mundo.
-
Barba
O uso ou não de barba realmente é matéria para livre escolha de cada membro de uma congregação e não cabe à igreja local estabelecer normas sobre aquilo em que a Bíblia silencia.
-
Barnabé, o "filho da consolação"
Seu ministério foi um exemplo de como fazer a vida e o ministério mais frutífero e com um alcance maior. Deixemos a vida egoísta para ser altruístas, sempre pensando no bem-estar e proveito espiritual dos outros, especialmente no ministério cristão.
-
Batismo
Todo aquele que se converte a Cristo deve dar o seu testemunho através do batismo, conforme o mandado do Senhor, sendo este o seu primeiro passo na carreira cristã. A característica de qualquer testemunho, é que ele é dado depois da ocorrência do fato, nunca em antecipação dele. Logo qualquer supost
-
Brasil urgente
que haja entre “nossos irmãos” um grande despertar do Espírito nestes dias de mornidão, comodismo e materialismo que imperam entre nós, e vejamos um “Brasil Urgente”, cujos campos estão brancos e não podemos deixar os frutos perecerem.
-
Catástrofes
Deus é soberano e não é possível ao ser humano fazer qualquer julgamento a respeito das suas ações. Deus criou um mundo perfeito, bom aos Seus olhos. O sofrimento e a morte surgiram mais tarde, por causa da rebeldia do ser humano contra Deus. Quando procuramos entender as coisas a partir do ponto de
-
Chamado para a Obra Missionária: João McClelland
Relato biográfico descrevendo o chamado para a obra do Senhor no Brasil do missionário canadense João McClelland e sua esposa Da. Margaret
-
Chamado para a Obra Missionária: Samuel Curran
Relato biográfico de Samuel Curran e sua esposa Da. Eleanor, que serviram ao Senhor no Estado do Rio Grande do Sul, informando como foram chamados por Deus para esse trabalho.
-
Chamado para Obra Missionária: Dominic Lipsi
Relato de como um rapaz buscou a verdade acerca da vida após a morte, Deus falou com ele ao ler dois folhetos num trem, e salvou-se colocando a sua fé em Cristo, vindo depois servi-lo na obra missionária de evangelização no Brasil
-
Chamado para Obra Missionária: George Orr
Relato biográfico sobre o missionário George S Orr (27-12-1018 - 18-5-2006)e sua esposa Da. Marta, que trabalhou na obra do Senhor no sul do Brasil.
-
Chamado para Obra Missionária: Jaime D Crawford
Relato biográfico do obreiro missionário James Crawford e sua falecida esposa Da. Jenny.
-
Chamado para Obra Missionária: Richard Dawson Jones
Relato do chamado e início do trabalho na obra do Senhor pelo Sr Ricardo e Da. Maria Jones no Brasil.
-
Chamado para Obra Missionária: William (Guilherme) Maxwell
Relato biográfico de como o irmão William Maxwell e sua esposa Da. Leila foram chamados da Escócia para a obra do Senhor no Brasil.
-
Ciência
A teoria da evolução é anti-ciência e anti-conhecimento. Se a evolução fosse verdade, ciência seria impossível porque não haveria razão para aceitar a uniformidade da natureza da qual dependem toda a ciência e a tecnologia. Não haveria mesmo razão para pensar que uma análise racional seria possível,
-
Coloquem suas mãos sobre mim
Na igreja primitiva as mãos não transferiam algo invisível, como uma corrente magnética, mas o gesto de impor as mãos era uma expressão visível do desejo por parte de quem o fazia de que Deus concedesse determinada coisa à pessoa sobre quem impunha as mãos. Era um gesto simbólico, apenas.
-
Consciência limpa
-
Contando os dias
-
Cuidado com nomes
-
Davi, e o seu segundo pecado
Deus Se desagradou com o povo de Israel por causa do seu orgulho e falta de confiança em Deus, demonstradas pelo seu rei Davi quando recenseou o povo, e o povo foi castigado por isso.
-
Denominação
Em um sentido geral, denominação é um nome ou título. Os crentes passaram a ser chamados cristãos bem cedo (Atos 11:26) e essa denominação aparece três vezes na Bíblia. Era um nome de desprezo, ligado muitas vezes ao sofrimento (1 Pedro 4:16). Em um sentido mais restrito, denominação é um nome dado:
-
Desde o princípio
-
Desvios doutrinários
Os gálatas estavam sendo persuadidos a seguir uma doutrina que era uma perversão do Evangelho de Cristo - a maldição divina ("anátema") é o destino de anjo, apóstolo ou pregador que o modifique (Gálatas 1:8-9). O aviso solene aqui contido está em vigor até agora, quando infelizmente vemos uma cresce
-
Discernimento
O discernimento em seu sentido geral consiste na capacidade de compreender situações, de separar o certo do errado, de avaliar as opções com entendimento, bom senso e clareza. Ou seja, é o juízo e tino para tomar as melhores decisões. O cristão adquire a capacidade de tomar uma decisão mediante o pr
-
Disciplina e Castigo
A disciplina cristã compreende todo o processo de educação, amadurecimento e aprimoramento do crente em sua nova vida com Cristo. Inclui tanto a sua instrução, como o seu treinamento e a sua correção. Em seu sentido amplo é usada por Deus, com o poder do seu Espírito, para que os Seus filhos cheguem
-
Dívidas
O que abrange o mandamento "a ninguém devais coisa alguma" quanto a dívidas civis, financeiras e morais.
-
Divina inspiração das epístolas de Paulo
Paulo escreveu inspirado pelo Espírito Santo. A perfeição e infalibilidade das Escrituras reunidas em nossa Bíblia atestam à influência extraordinária e sobrenatural exercida por Deus através dos séculos sobre os seus vários escritores, mediante a Sua inspiração. A Bíblia, que é a coleção de todos o
-
Divina separação
A separação, também chamada santificação, é em sua essência um relacionamento pessoal com Deus. Quem não tiver esse relacionamento não pode entrar em Sua presença santa. Como todo o crente é santificado em Cristo Jesus (1 Coríntios 1:2), todo o crente é chamado de santo no Novo Testamento. Logo a sa
-
Divórcio com novo casamento
Qualquer divórcio (fora por motivo de imoralidade) é o resultado de desobediência a Deus, e conduz ao adultério. Estas declarações foram dirigidas aos judeus, esclarecendo o que o Senhor Jesus, como Rei, determinava aos seus súditos. A mulher crente não deve se separar do marido, nem o marido crent
-
Dízimo
O dízimo era uma contribuição feita a Deus pelos judeus, e era obrigatório sobre a renda agrícola e pastoril conforme a lei de Moisés. Não se aplica à igreja de Cristo, onde a contribuição não é imposta, mas é feita voluntariamente por cada um dos seus membros.
-
Emanuel, Deus Conosco
Considerações sobre a grandeza, a santidade e o poder do Deus eterno e ver como todas estas características de Deus são vistas no Senhor Jesus Cristo – “Deus foi manifestado na carne”.
-
Em Seu Nome
A responsabilidade de orar a Deus em nome do Senhor Jesus Cristo, e autoridade que tem o crente de fazê-lo.
-
Enoque Profeta
O livro apócrifo de Enoque não se encontra na Bíblia, embora Judas sob inspiração do Espírito se refira a um texto escrito por Enoque. O profeta Enoque foi um homem notável e muito especial, pois andou com Deus, e ao fim de seus 365 anos (o número de dias em um ano) “já não era, porque Deus o tomou
-
Estabilidade num mundo instável
Os verdadeiros crentes em Cristo que desejam segurança e estabilidade, devem conduzir as suas vidas de acordo com a Palavra do Senhor, segundo a graça e a misericórdia de Deus. Os seus padrões de comportamento em todos os âmbitos têm que ser observados, ao invés dos do mundo que, diga-se de passagem
-
Estaremos perdendo a reverência?
“Tirar as sandálias dos pés” demonstrava reverência na presença de Deus, mas tanto Moisés como Josué sinceramente tinham um profundo respeito por Ele, e foram além do que lhes fora requerido: Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus e Josué prostrou-se em adoração. Devemos reverentement
-
Eu gosto das igrejas locais
Cada igreja é autônoma, responsável somente perante o Senhor. Não há sede na terra, nem hierarquia ordenada pelos homens, nem organização entre a Cabeça e o Corpo. Isto impede que liberalismo, doutrinas falsas ou ditaduras tomem conta das igrejas locais.
-
Falsificações
Compete-nos pregar “Jesus Cristo como Senhor”, como fez o apóstolo Paulo. Devemos expor a verdade de Deus. Não podemos ser inteiramente subjetivos, começando por nós, e terminando em nós, recomendando a Cristo apenas para conseguir várias coisas. O ensino das seitas não só carece de base no ensino d
-
Fatos sobre o Espírito Santo
O relacionamento do Espírito Santo com a humanidade
-
Fogo estranho
A oferta de "fogo estranho" feita pelos sacerdotes Nadabe e Abiú, e as lições que podemos aprender daquele episódio.
-
Governo do bispo sobre sua própria casa
Se alguém não sabe governar a sua própria casa, falta-lhe sabedoria, amor aos que ali estão e/ou dedicação, três coisas essenciais também para um bom ministério.
-
Igreja celular?
Exposição de uma seita introduzida no Brasil caracterizada por multiplicação de grupos, ou células, compostos de 12 membros cada um.
-
Ilustrações
O uso apropriado de ilustrações em evangelismo e instrução
-
Imitadores de Deus
-
Início das igrejas locais
Um breve esboço do início e desenvolvimento das igrejas locais cristãs através dos tempos
-
Intolerância bíblica
O trabalho de ministério é edificar o Corpo de Cristo. A função do ministrante é edificar a igreja, não a si mesmo! Que tremendo contra-senso com os ensinos do apóstolo Paulo!
-
Israel ainda é Povo de Deus
A igreja nada tem a ver com as maldições e bênçãos para Israel. Os pactos, promessas e advertências do Velho Testamento só são válidas para Israel. Israel foi colocado temporariamente à parte no programa de Deus durante estes últimos dois milênios de dispersão.Depois do arrebatamento da igreja (1 Te
-
Jamais vi o justo desamparado
É quando estamos sem recursos que manifestamos onde está depositada a nossa confiança, nos homens ou no Senhor. Exemplos de servos de Deus que passaram pela provação e pela fome.
-
Jejum
-
João Marcos
Na obra de Deus, alguns são colocados na vanguarda pelo Senhor, mas muitos são colocados em lugares estratégicos para suprir os que estão à frente, sendo o seu trabalho tão vital para vencer a guerra quanto os primeiros.
-
José de Arimateia
José de Arimateia nos deixa o exemplo de um discípulo de Jesus que era bom e justo, que esperava o reino de Deus, era rico e ilustre mas agiu desprendidamente com convicção e coragem para cumprir a justiça.
-
Jugo desigual
O crente tem uma nova natureza que lhe é dada ao nascer de novo quando morre para si mesmo e passa a viver para Cristo ao converter-se. Ele continua no mundo, mas já não mais pertence ao mundo. Sua lealdade agora é para com Cristo, seus ideais consistem em seguir os caminhos de Deus e obedecer aos s
-
Julgando os outros
-
Kenneth Jones (1918 - 2012)
-
Laodiceia
A igreja de Laodicéia é retratada em Apocalipse 3:14 a 22 como sendo uma igreja arrogante, orgulhosa da sua “autonomia” - tão independente que faz o que lhe compraz - mas tão distante de Cristo que Ele bate à porta para que alguém O deixe entrar. Laodicéia é típica da maioria das igrejas que se cham
-
Legalismo
Devemos nos acautelar contra falsos irmãos que, em nossos dias, procuram submeter as igrejas à estrita obediência a alguma norma por eles prescrita, geralmente de particular elucidação, que não está explicitada na Palavra de Deus, e com isso perturbando a liberdade que temos em Cristo Jesus. Se não
-
Maçonaria
A maçonaria consiste na maior e na mais poderosa e influente sociedade secreta que conhecemos, com milhões de membros através do mundo. No entanto seus segredos, incluindo sua estrutura e organização, seus votos secretos e atividades estão sendo corajosamente revelados mediante a publicação de livro
-
Matando a imagem de Deus
-
Matar e deixar morrer
Somente Deus tem o direito de tirar a vida humana, salvo nos casos em que Ele delegou autoridade ao homem para fazê-lo. Tendo Deus concedido vida, ninguém tem o direito de tirá-la, mesmo a sua própria. A eutanásia viola a santa lei de Deus, e qualquer sociedade que a permite estará sujeita ao Seu ju
-
Milênio
Todos os santos que morreram antes de Cristo, bem como os fiéis mortos durante o período da Tribulação, serão ressuscitados no início do milênio, terminando assim a primeira ressurreição; junto com os justos vivos, eles participarão da festa das bodas durante o milênio: esses são os bem-aventurados
-
Ministério dos anjos
As palavras traduzidas por "anjo" em hebraico e grego significam simplesmente "mensageiro", e são empregadas na Bíblia para indicar qualquer agente que Deus envia para executar os Seus propósitos, seja ele um homem, uma coisa, ou um ser espiritual criado por Ele. O artigo apresenta vários exemplos d
-
Missões difíceis
Mediante o esforço de missionários, gerações de nativos oprimidos por uma religião cruel e satânica nas ilhas de Fiji foram libertadas pelo Evangelho, transformando-se num povo pacifico e acolhedor, além de serem salvos da perdição eterna. Esses missionários demonstraram de maneira clara o que é ser
-
Mulheres em Silêncio
A igreja geralmente é composta de homens e mulheres, e quando ela se reúne dessa forma, seja onde for, não é permitido às mulheres falar, ensinar, usar de autoridade sobre homem e nem fazer perguntas. Devem estar em sujeição, aprendendo em silêncio.
-
O alcance do perdão de Deus
Não há qualquer pecado cometido por quem quer que seja que o Senhor Jesus não possa perdoar mediante seu arrependimento e conversão, pois Ele morreu na cruz para levar sobre Si todos os pecados.Mas quem resiste ao testemunho do Espírito Santo,faz o Espírito Santo de mentiroso, blasfemando contra Ele
-
O Alcance do Perdão de Deus
Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
-
O amor de Deus
-
O arrependimento
Deus nunca muda: Ele é sempre magnânimo, sempre compassivo, sempre tardio em irar-se, tão benigno a ponto de sempre Se dispor a perdoar o pecador arrependido que pede misericórdia. Quando um pecador se arrepende e se volta para Ele, Deus diz, com efeito: "Você estava para ser julgado por mim, e eu i
-
O batismo pelos mortos
Todos os pecadores “morrem” ao se converter, pois espiritualmente “morrem para si para viver em Cristo” (o batismo pela água é símbolo desse batismo espiritual). A doutrina do batismo já tinha sido estabelecida e fora claramente aceita pelos membros da igreja de Corinto a quem foi dirigida essa cart
-
O bom samaritano
-
O cálice da Santa Ceia
-
O chamado para a obra missionária
-
O cristão e as diversões
-
O derramamento do Espírito Santo
É muito importante notar a ocasião do cumprimento da profecia indicada nesta passagem, porque a citação deste versículo feita por Pedro em Atos 2:16-21 no dia de Pentecostes deu margem para uma interpretação incorreta por algumas pessoas. Esta profecia foi usada por Pedro em sua resposta aos cínicos
-
O descanso de Deus
-
O dia do Senhor
O “Dia do Senhor” mencionado aqui aparece em muitos lugares na Bíblia, também chamado o “dia da ira” entre outros nomes, e começa cronologicamente com o último período dos tempos dos gentios, o último dos setenta e setes anunciados por Gabriel a Daniel em sua visão (Daniel 9:27). Vem após o que é, a
-
O dom de socorros
Dentro da nossa igreja local sempre aparecem oportunidades de apoiar trabalhos desenvolvidos por outros que se encontram à sua testa, e que muitas vezes se afadigam em sua tarefa, sem desejarem “incomodar” outros irmãos para ajudarem a carregar o seu fardo. Precisam de socorro, mas não querem pedir.
-
O estado da alma entre a morte e a ressurreição
Ao morrer:
1. Todos os que tiverem feito o bem, todos os que ouviram e aceitaram o Evangelho, vão em espírito para um lugar de conforto na presença do Senhor Jesus Cristo, no céu, e oportunamente serão ressuscitados primeiro para reinar com Ele.
2. Todos os que tiverem praticado o mal, não se arre
-
O estigma de Gamaliel
“Gamaliel foi o primeiro dos sete rabãs e mais tarde presidente do sinédrio, tal o apreço que gozava. Sem dúvida a recomendação que fez quanto ao tratamento dos apóstolos era politicamente conveniente para ele naquela ocasião, ao enfrentar os saduceus. O argumento se baseava na experiência tida nos
-
O estilo de vida espiritual superior dos crentes
-
O estranho caminhar da fé
-
O exame do Cordeiro de Deus
A “entrada triunfal” marcou a ocasião em que o Cordeiro de Deus foi separado no décimo dia de Nisã, como os cordeiros do sacrifício. Nesse dia Ele deu mais um sinal da Sua identidade e cumpriu uma profecia, montando num jumento que nunca antes fora montado, entrando e mostrando-Se ao povo em Jerusal
-
O fim do mundo
-
O Fim Dos Tempos
Ao avançarmos por estes meses em que a pestilência do vírus COVID 19 se alastra pelo mundo todo, surgem especulações de toda a ordem sobre as consequências que trará.
-
O Fixismo e o Evolucionismo
O fixismo propunha, na biologia, que todas as espécies foram criadas tal como são por poder divino, e permaneceriam assim, imutáveis, por toda sua existência, sem que jamais ocorressem mudanças significativas na sua descendência. Vemos logo que o fixismo erra ao julgar que as espécies biológicas per
-
O fundamento da Igreja de Cristo
Sobre a "rocha" (petra), que era o próprio Senhor Jesus, Ele iria edificar a Sua igreja. Esta é a primeira vez que é usada a palavra "igreja" para o conjunto de todos os crentes em Cristo. A igreja é comparada a um edifício em Efésios 2:19-22, onde Jesus Cristo é a pedra fundamental e os apóstolos (
-
O início do Dia do Senhor
O Dia do Senhor começará com escuridão e depressão e depois haverá uma grande tribulação durante sete anos. Mas antes de começar, o povo da terra de Israel vai tremer de medo porque vai sofrer uma invasão pelos seus inimigos. A grandeza e a força desses inimigos do estado de Israel é tal como nunca
-
O jardim de Deus
-
Óleo e outros remédios
Assim como o profeta Elias foi o instrumento para fazer o povo que se desviava voltar a Deus mediante a sua oração, também os presbíteros de uma igreja local são usados na restauração da alma e corpo de um crente que se encontra em pecado, mediante a oração.
-
Oliveira: cultivada e brava
-
O mandamento de Deus
-
O modelo e a medida da perseverança
-
Onde reunir?
Atualmente o lugar onde Deus é adorado é irrelevante, como o próprio Senhor Jesus ensinou. O importante não é onde, mas como nós O adoramos. Não precisamos ir a algum lugar ou edifício especial porque Deus é Espírito e Ele pode ser encontrado em qualquer lugar. Os verdadeiros adoradores O adoram em
-
O novo Código Civil e as igrejas
Hoje não mais se aconselha a criação de Associações que venham abrigar “casas de oração”, uma vez que as leis são mais severas e o fisco cada vez mais exigente. Por tais razões, cada Igreja local deve proceder a sua formação em Associação, cumprindo as exigências legais e fugindo de todos os embaraç
-
O perigo do materialismo
Irmãos, os bens ou a falta deles não é o problema, mas é o que fazemos com os nossos bens, e damos graças porque estamos aprendendo que Aquele que é fiel no MÍNIMO também é fiel no muito. Os crentes da Macedônia nos deram um bom exemplo quando “em muita prova de tribulação houve abundância do seu go
-
O profeta Oseias
Oseias é o profeta que mais realça a extensão e a profundidade do amor de Deus
-
O progresso na corrida espiritual, com a santificação
-
Oração
Só devem orar em público aqueles que já confessaram os seus pecados, que não têm amargura em seus corações contra Deus ou os seus irmãos, e que se chegam com fé, crendo que Deus vai ouvir e responder (Mateus 21:22). Quando nos reunimos como igreja, não é nosso costume orar todos audivelmente ao mesm
-
O reino de Cristo (1)
-
O reino de Cristo (2)
-
O respeito devido às autoridades políticas
O cristão pode pessoalmente discordar do que a autoridade governamental vigente faz, e com razão considerá-la incapaz, desonesta, maldosa, etc., mas nem por isso deve reagir publicamente contra ela, em atos ou palavras. Deve dar graças pela liberdade que ainda tem de pregar e praticar o Evangelho at
-
O resultado da fé
-
Os céus
O céu que compreende todo o universo visível, a olho nu ou com instrumentos, e onde está o nosso planeta, é apenas um dos céus de que nos fala a Bíblia (Deuteronômio 17:3, 33:26, Jeremias 8:2, Mateus 24:29 etc.). Mais perto de nós temos o “firmamento”, também visível (Gênesis 1:6, 2:19, 7:3,23, Salm
-
Os ensinadores perigosos
Cumpre-nos, portanto, sermos fiéis, vigilantes e combatentes ativos em defesa da santidade do Evangelho dentro da nossa igreja, eliminando a manifestação do mal e cuidando para que ensinadores perigosos não sejam convidados e ouvidos dentro dela.
-
Os filhos de Jó
-
Os inimigos
Deus age a Seu tempo. Assim como os inimigos de Israel de três milênios atrás foram eliminados, tanto Israel como a igreja de Cristo serão preservados para sempre e os seus inimigos perecerão, sendo envergonhados e conturbados perpetuamente.
-
Os "irmãos" em Portugal
Recentemente foi aprovada uma nova lei de liberdade religiosa em Portugal que alterou radicalmente a organização religiosa neste país, exigindo-se agora para o exercício dos direitos reconhecidos por essa lei a existência legal da congregação ou confederação de igrejas há mais de 26 ou 30 anos, conf
-
Os magos
Mateus verifica o cumprimento das profecias da antiguidade feitas sobre a vinda do Messias da parte de Deus, sendo Ele o legítimo Herdeiro do trono de Davi, portanto o Messias Rei.Os magos certamente não eram reis, pois, se o fossem, este seria um detalhe importante que não teria sido omitido. Eram
-
Os mercadores de crentes
Os falsos mestres usam “palavras fingidas” (“plastois logois” no grego) para fazer negócio dos crentes. Como a matéria plástica pode ser manipulada e tomar diversas formas, suas palavras são moldadas para a sua audiência: dizem uma coisa aqui, outra ali, palavras lisonjeiras que Paulo não usava. A m
-
Os mistérios da Bíblia
Os mistérios da Bíblia são realidades antecipadamente conhecidas por Deus e reveladas na ocasião oportuna para a sabedoria da humanidade, em contraste com a sabedoria resultante da filosofia humana (veja especialmente 1 Coríntios 2.1-16 e compare com Mateus 11:25). O contraste não consiste em que a
-
Os "nefilins"
A quarta sentença esclarece que os nefilins foram os heróis do passado, homens famosos. Enfim temos uma descrição, curta, mas bastante esclarecedora, sobre quem eram eles. Acrescentada ao que se sabe da origem da palavra, que vimos acima, concluímos que os nefilins seriam do tipo dos que hoje em dia
-
Os propósitos do Senhor
-
Os santos e o seu futuro
-
Os semeadores e os ceifeiros
-
Os tempos de Noé
Em Gênesis temos um retrato triste do estado moral e espiritual da humanidade na época de Noé. A santidade do casamento fora perturbada pela lascívia dos homens, atraídos apenas pela beleza física das mulheres. Surgiram nefilins (gigantes), homens valentes (militares) e varões de renome (influentes
-
O sublime nascimento do Senhor Jesus
-
O sudário
Quantas vezes, por falta de atenção, somos levados a fazer suposições, dando asas à imaginação, sobre fatos bíblicos que nos parecem curiosos. Se uma suposição nos parece ser verossímil, contamos aos outros. É assim que eventualmente algumas delas, polidas e envernizadas, entram no folclore como se
-
O temor a Deus
Eles “falavam uns aos outros; o SENHOR atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. ‘Eles serão para mim particular tesouro, naquele dia que prepararei,’ diz o SENHOR dos Exércitos; ‘poupá-los-ei como um homem poupa a seu f
-
O tempo da consciência
-
O tempo da Igreja
-
O tempo da inocência
-
O tempo da lei
-
O tempo da Promessa
-
O tempo do governo humano
-
O tempo do Reino (1)
-
O Tempo do Reino (2)
-
O Tempo do Reino (3)
-
O terceiro templo
O templo sendo construído por Deus na atualidade é a igreja de Cristo (1 Coríntios 3:16), onde a adoração se faz em espírito e em verdade ( João 4:21-24) pelo pobre e abatido de espírito e que treme diante da Palavra de Deus, conforme essa profecia de Isaías.Embora as Escrituras Sagradas se mantenha
-
O teste de paternidade
-
O teste dos espíritos
-
O tratamento leviano do Evangelho
-
O vale dos ossos secos
-
O vestuário feminino
As mulheres cristãs devem adornar-se “do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”, e ocupar-se no exercício das boas obras, que são um tema importante nas Escrituras e suplementam tão bem a sã doutrina, pois consistem na sua práti
-
O voto de Jefté
Apesar de ter sido desprezado e expulso pelo seu povo da sua terra por causa da sua origem, ao confiar no SENHOR Jefté provou ser um homem de fé, ao cumprir as suas promessas e o seu voto provou ser um homem de palavra, e ao agir sem hesitação embora com prudência provou ser um homem de ação e firme
-
Páscoa e ressurreição
Mesmo hoje, muitos que dizem que creem em Jesus Cristo não vão além de somente crer nos fatos do Evangelho. A não ser que confiem no Senhor Jesus como seu Salvador, que deu a Sua vida pelos seus pecados e para a sua justificação, sendo Ele a sua única esperança para salvação da condenação eterna pel
-
Perda da salvação
Nosso Salvador e Senhor, Jesus Cristo, nos assegura que nossa salvação é permanente: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e
-
Perdoando-vos uns aos outros
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis” (João 13:34). Ele foi ecoado por Paulo e Pedro: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12:10), e “Purificand
-
Profecias e mistérios
Só Deus sabe o futuro, e já nos revelou tudo o que nos compete saber em Sua Palavra (Apocalipse 22:18-19). A Sua Palavra é firme e confiável, e deve ser a luz que nos guia os passos. O que sabemos do futuro, nos foi dado saber por Ele para a nossa instrução e fortalecimento da nossa fé.
-
Promovendo a unidade - uma boa obra?
-
Púlpito
-
Quem constrói a Igreja
Ressuscitado e tendo recebido do Pai a suprema autoridade, o Senhor Jesus está construindo esse edifício espiritual do qual os que Ele crêem fazem parte. Ele "alimenta e cuida da Sua igreja" (Efésios 5:29), que é "o seu corpo e da qual Ele é a cabeça" (Colossenses 1:18,24). É muito importante nos co
-
Quem é cego
-
Quem são os irmãos?
-
Quem são os irmãos? (2)
-
Quem são os irmãos? (3)
-
Racionalismo cristão
O racionalismo não admite verdades bíblicas (ou dogmas e ensinos de outras religiões) que não forem baseadas na razão, e nega qualquer fundamento à simples fé. Em sua posição mais radical, o racionalismo se opõe ao cristianismo, pois o cristianismo legítimo tem por base e fundamento a fé em Deus, a
-
Religião sem Deus
-
Sangue, suor e lágrimas
Jesus Cristo, quando revestido do Seu corpo humano, experimentou fortes emoções entre o povo que O rodeava, até entregar esse corpo na cruz do Calvário como sacrifício aceitável a Deus pelo pecado. Ele sentia profunda compaixão pela humanidade. Ele chorou ao chegar ao túmulo de Lázaro, em simpatia c
-
Sansão
Em nossos dias, um dos maiores problemas da Igreja é a liderança. Há igrejas fracas porque há lideranças fracas. Há igrejas mundanas porque há lideranças mundanas.
-
Santa Ceia e instrumentos musicais
Cabe à direção de cada igreja local examinar com cuidado todos esses aspectos e assim decidir o que é hoje mais apropriado para o seu rebanho. Evitemos obedecer simples tradições ou impor nosso gosto pessoal, pois temos responsabilidade diante do Senhor para que “tudo seja feito para edificação, com
-
Saul e a médium
Ninguém, vivo ou morto, pode ajudar-nos, se Deus nos desampara. Esta é uma mensagem para os que confiam na intervenção dos vivos, sejam eles clérigos ou gurus, ou dos mortos, sejam “santos” (veja Jeremias 15:1) ou “espíritos”. Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, home
-
Seitas
Fomos prevenidos, logo não devemos nos admirar com a grande variedade de instituições tomando toda a espécie de denominação, algumas enormes e poderosas, todas se dizendo cristãs, mas ensinando coisas completamente alheias à Palavra de Deus. Por outro lado, devemos nos considerar muito felizes por t
-
Seitas -2: os primórdios
as origens das primeiras seitas que foram se formando, cujas influências foram combatidas severamente pelos apóstolos: os judaizantes, os gnósticos, a carnalidade e o clericalismo.
-
Seitas - 3: as instituições
A partir de 170 d.C. até 312 d.C. houve uma grande perseguição aos cristãos, considerada uma religião ilegal a partir de 96 a.D., culminando com a mais feroz de todas, com duração de dez anos, promovida pelo imperador Deoclécio. Estas perseguições, como acontecem geralmente, tiveram o efeito de puri
-
Seitas - 4: a reforma protestante
A tirania, ganância e imoralidade dos sacerdotes do catolicismo romano chegaram escandalosamente ao seu auge no início do século 16, quando então saíram do seu âmbito grandes partidos resolvidos a voltar aos princípios bíblicos que haviam sido postos de lado, abandonando as heresias que tinham tomad
-
Seitas - 5: as novas congregações
Como surgiram as pequenas congregações independentes das grandes instituições
-
Seitas - 6: as excêntricas
Seitas de maior influência formadas a partir de meados do século 18.
-
Seitas - 7: as periféricas
Tendo as Escrituras sido novamente colocadas ao alcance do povo em geral e traduzidas para os idiomas atuais, o inimigo esforçou-se por desacreditá-las mediante o Racionalismo, e novos Evangelhos como o livro de Mormon.
-
Seitas - 8: conclusão
A pureza do reino dos céus, representado pela igreja de Cristo visível no mundo, foi contaminada pelo pecado interno e invadida pelas doutrinas diabólicas de tal forma que, se o pecador descrente desejar encontrar a verdade e for procurá-la numa igreja que se chama cristã, ele se verá frustrado pela
-
Semeadura
Os meios de comunicação estão se tornando imensamente mais numerosos e eficientes, e as viagens mais fáceis e baratas do que eram décadas atrás, de forma que o conhecimento que temos das regiões do país e do exterior também tem crescido consideravelmente. É assim mais fácil hoje do que era antigamen
-
Semeando com generosidade
Tanto a pregação direta, como o cuidado do rebanho e o ensino da Palavra constituem parte integrante da disseminação do Evangelho. Também a produção de livros e outra literatura, o uso do rádio, da televisão e da Internet etc., são instrumentos modernos muito úteis, se não essenciais, para a semente
-
Sou uma placa bem visível?
-
Templo e sacerdócio
-
Três criaturas malignas
-
Três Criaturas Malignas (2)
-
Três criaturas malignas (3)
-
Três dias e três noites
A maioria dos comentaristas segue a tradição católico-romana, que vem desde os tempos do imperador Constantino que assumiu liderança dessa instituição. Ele detestava os judeus, e fez com que se introduzisse uma “páscoa cristã” tendo por base as fases da lua, tendo sexta-feira como o dia da semana co
-
Uma igreja
Relato sobre o início e desenvolvimento de uma igreja independente que se orientou apenas pelos ensinos do Espírito Santo de Deus, encontrados Novo Testamento.
-
Uma libação
Entre os israelitas, uma libação consistia em derramar líquido, geralmente vinho forte (Números 15:5,7, Oséias 9:4), sobre o holocausto no altar.O apóstolo Paulo se refere a esta libação quando diz que se alegra e congratula com os crentes em Filipos mesmo que ele fosse oferecido por libação sobre o
-
Uma lição de obediência
-
Um evangelista no Brasil
Este é um relato biográfico do Sr Guilherme Maxwell, um escocês que veio ao Brasil na missão de proclamar o Evangelho de Deus e de dar crescimento a igrejas no Triângulo Mineiro, feito pelo seu genro, Ronald Watterson.
-
Um fato ocorrido em Loanda
Experiência desapontadora havida com um homem que não se converteu a Cristo porque não quis "mudar de religião".
-
Um novo mandamento vos dou!
-
União de igrejas
Pertencemos à igreja (ou congregação, assembléia) de Deus e de Cristo. Que isto seja evidente pela nossa conduta e expressão, sem procurar nos identificar a nós próprios, ou aos nossos trabalhos em conjunto, mediante algum nome que nos torne, efetivamente, em ainda outra “denominação”.
-
Uso da coreografia em adoração
Quanto à coreografia, não temos exemplo de coreografia no templo no Velho Testamento para seguir, ou não, muito menos ainda no Novo Testamento. Quanto à ocasião em que se alega que o rei Davi dançou, que alguns costumam usar como pretexto para dançar na igreja,ele estava saltando e rodopiando na pro
-
Vamos voltar para o Livro?
-
Vivendo pela fé, com uma doença terminal
Um crente em luta com câncer expressa seus pensamentos e sentimentos em virtude da sua fé em Deus e o que pode esperar para o futuro.
-
Viver pela fé
Testemunho pessoal de um obreiro chamado para a obra de Deus, que deixou seu trabalho secular para se dedicar inteiramente à sua missão.
-
Zacarias, o profeta
O livro das profecias de Zacarias se distingue por ser um dos que são mais difíceis de interpretar por expositores judeus, sendo considerado o mais messiânico de todos. A visão do livro e a profundeza do seu ensino são notáveis, sendo por isso considerado como o mais escatológico e apocalíptico de t