“O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti”
Números 6:25
Abrem-se as cortinas de um novo ano. Uma nova perspectiva nos é oferecida para realizações e conquistas. Possivelmente há frustrações a serem lamentadas, mas isso é natural que aconteça, pois nem sempre atuamos com acerto no enfrentamento das dificuldades supervenientes. Mas não devemos nos entregar às lamentações e desânimos.
O novo ano é mais uma boa oportunidade de irmos em frente, esquecendo as coisas que para trás ficaram (Filipenses 3:13-14 – experiência de Paulo), sem esmorecimento e com muita confiança na direção dos alvos que não foram alcançados, na convicção firme de que podemos contar com o Senhor para ultrapassarmos as dificuldades que nos derrubaram e que impediram as conquistas tão almejadas.
Em Números 6:25 encontramos uma garantia do Senhor nesse sentido, no texto precioso da bênção arônica, com a qual os sacerdotes abençoavam o povo: “O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti”. Temos aqui a promessa do Senhor de clara e segura ORIENTAÇÃO para ultrapassarmos, vitoriosamente, as inevitáveis dificuldades supervenientes nas experiências da nossa vida. É essa bênção um substancial suprimento do Senhor!
O resplandecer do rosto do Senhor significa o divino favor, a boa vontade e a graça para com o seu povo, perante as suas dificuldades. Nada é fácil nos rumos que adotamos e procuramos seguir para conseguirmos alcançar os alvos da vida. É natural que as dificuldades surjam.
O que podemos entender por dificuldades? — Todos os fatos e situações que afetem os nossos projetos ou planos, prejudicando as nossas realizações e anulando os resultados desejados.
Como podem surgir as dificuldades? — Através de deficiências de personalidade e de comportamento como: incompetência, limitações, autoconfiança, auto-suficiência, teimosia, negligências e pecado.
O segredo para anular as dificuldades é ter a receita certa para passar por elas vitoriosamente. A bênção do Senhor atua nessa área com garantia de resultado positivo.
O Senhor não desconhece tais circunstâncias desfavoráveis da nossa vida e está pronto a nos abençoar nessa área, fazendo resplandecer o seu rosto sobre nós. Outra tradução do texto diz: “Que o Senhor te olhe com agrado”.
Às vezes o Senhor permite provas para nos capacitar mais, pois é nas tempestades que o Senhor nos capacita. Veja: Tiago 1:2-4, a provação deve motivar “alegria” e resultar em “perseverança” que nos conduzirá à “perfeição”, à “integridade” e à “eficiência”; Gênesis 22:1, o exemplo de Abraão, totalmente submisso à vontade de Deus, na tremenda prova a que o Senhor o sujeitou! Êxodo 16:4, o povo posto à prova através da programação do suprimento diário do maná – pão do céu; 1 Coríntios 3:10-15, o ensino de Paulo: a obra de cada um será provada pelo fogo.
Temos algumas oportunas ilustrações na Bíblia: o mar, Êxodo 14:1-31 e Mateus 14:25-32; e as muralhas de Jericó, Josué 6:1-27. Podemos citar quatro maneiras pelas quais Deus atua poderosamente nessa área:
- Pelo exercício da nossa Fé ativa – Salmo 46. Este salmo é uma profissão de fé no poder de Deus, que está sempre presente no meio do Seu povo para livrá-lo de todos os perigos e auxiliá-lo a ultrapassar bem todas as dificuldades. O Senhor não está ausente! O seu rosto resplandece sobre nós e nos orienta e ilumina.
Veja, mais, Salmo 31:16, a fé de Davi declarando: “faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo”; Provérbios 3:5-6, “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos”; Salmo 37:5, “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará”; Marcos 9:23, “tudo é possível ao que crê”; e 1 João 5:4, “esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. - Pela Sua Palavra – Salmo 119:97-105. É uma das lindas estrofes desse maravilhoso Salmo, que nos estimula a assumir importantes atitudes, valorizando a Palavra de Deus e apropriando as bênçãos que ela oferece para ultrapassarmos as dificuldades opositoras ao nosso sucesso, como seguem: amar a Palavra; meditar nela todo o dia; buscar nela a sabedoria necessária; compreendê-la corretamente; entendê-la adequadamente; guardá-la com fidelidade; observá-la atentamente, desviando os pés de todo mau caminho; não se apartar da Palavra. Conclui afirmando: “lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos”.
Veja, ainda, em Josué 1:7-8, a garantia do sucesso dele no enfrentamento de todas as dificuldades que teria na realização de sua importante missão, dependia de uma atitude correta para com a Palavra de Deus (lendo, meditando e cumprindo). Veja, também, 2 Timóteo 3:14-17. - Pela oração – Efésios 3:14-21 e Colossenses 1:9-12. Vemos aí as orações de Paulo que contêm amplo e tremendo conteúdo do suprimento do Senhor, para se ultrapassar as dificuldades que se opõem ao sucesso. Em Mateus 14:30 temos a dramática oração de Pedro na crise da fé, quando na iminência de ser tragado pelas fortes ondas do mar: “Salva-me, Senhor”. Em 1 João 5:14 as nossas orações sempre devem depender da soberana vontade do Senhor. Veja também Efésios 6:18.
- Pelo Seu Espírito – É sem dúvida o mais eficiente recurso que o Senhor nos oferece para uma vida vitoriosa. Leia João 14:16-18, 26 e 16:13; Romanos 8:26-27 (ver todo o capítulo); 1 Coríntios 3:16; 2 Coríntios 1:22; Gálatas 4:6; 5:16-25; Efésios 1:13-14; 3:16; 5:18. É essencial que sejamos cheios do Espírito e isso depende de nós, pois só acontece se vivermos uma vida de verdadeira santificação.
Aproveitemos a oportunidade que o Senhor nos oferece com o novo ano. Ultrapassemos as dificuldades e alcancemos o sucesso. Contamos com o Seu favor, a Sua boa vontade e a Sua graça, bênção que nos outorga fazendo o Seu rosto resplandecer sobre nós.